home multimidia noticias

03/03/2018

Curso qualifica profissionais para classificação e controle de qualidade de arroz e soja

Curso qualifica profissionais para classificação e controle de qualidade de arroz e soja

Ontem, 02/03, encerrou mais uma edição do Curso “Classificação Comercial e Qualidade de Arroz e Soja”, no Labgrãos. As aulas teóricas e práticas foram ministradas pelos professores Moacir Cardoso Elias, Nathan Levien Vanier e Maurício de Oliveira e pelo pós-doutorando Ricardo Scherer Pohndorf. O curso contou ainda com a participação dos doutorandos Igor da Silva Lindemann e Jaqueline Pozzada dos Santos, na monitoria de aulas práticas.

No curso foram discutidos temas relacionados à ocorrência de defeitos em arroz e soja, ao manejo tecnológico empregado na pós-colheita, à amostragem e às análises compulsórias em arroz e soja. Os conteúdos abordados visaram qualificar os profissionais de acordo com as exigências de qualidade e classificação de grãos dos órgãos oficiais do país.

Para Taís Bilião, analista de laboratório na empresa Dickow Alimentos Ltda., a participação no curso agregou conhecimentos que são importantes para a indústria, principalmente em relação as análises de qualidade de grãos apresentadas no período. “As empresas precisam buscar constantemente por melhorias e a universidade que abre portas para estas interações facilita a troca de informações entre a pesquisa e o setor industrial, o que é muito bom”, destacou.

O professor Nathan Vanier, que coordenou este curso, reitera a responsabilidade do Labgrãos e da UFPel na difusão de conhecimentos e tecnologias que auxiliem o setor agroindustrial. “A troca de informações que cursos como este oferecem é fantástica. Saem ganhando os participantes e as empresas, que recebem informações aplicadas para melhoria de produtos e processos, e a universidade, por se aproximar do setor produtivo”, comenta.