home sobre nossa historia

nossa história

1978

Criação do LABGRÃOS pelo Prof. Dr. Moacir Cardoso Elias. Primeiras pesquisas realizadas sobre pós-colheita de sorgo, em convêncio com a Embrapa Terras Baixas.

1983

Primeiro trabalho realizado em indústria de parboilização de arroz.

Criação do Mestrado Acadêmico em Ciência e Tecnologia Agroindustrial, pela equipe de professores do Departamento de Ciência e Tecnologia Agroindustrial.

1985

Início das atividades do Mestrado Acadêmico em Ciência e Tecnologia de Alimentos, com atividades na linha de pesquisa de Pós-Colheita e Industrialização de Grãos, com alunos atuando diretamente no Labgrãos.

1987

Primeira defesa de mestrado de um aluno que desenvolveu pesquisa no Labgrãos. O aluno era Cesar Valmor Rombaldi, que hoje é Professor Titular do Departamento de Ciência e Tecnologia Agroindustrial da FAEM-UFPel.

1991

Ingresso do Prof. Dr. Alvaro Renato Guerra Dias no DCTA-FAEM-UFPel, reforçando a equipe de docentes do Labgrãos.

1995

Parceria com a Associação Brasileira das Indústria de Arroz Parboilizado (ABIAP), dando início aos trabalhos para implementação do selo de qualidade do arroz parboilizado.

2003

Criação do Simpósio Sul-Brasileiro de Qualidade de Arroz (SSBQA), em conjunto com a ABRAPÓS.

2004

O Labgrãos recebe o prêmio “O futuro da terra”, do Jornal do Comércio, na Expointer.

Confira

2005

Apresentação da primeira tese do PPGCTA – UFPel com estudos realizados no Labgrãos. A tese foi apresentada por Marcia Arocha Gularte, que hoje é Professora do Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos da UFPel, e orienta alunos de pós-graduação que atuam no Labgrãos.

Realização da 2° Edição do SSBQA, em Pelotas.

2007

Normatização dos requisitos técnicos do Sistema Nacional de Certificação de Unidades Armazenadoras, com participação efetiva da equipe do Labgrãos na elaboração da minuta da lei e dos requisitos técnicos.

1° Curso de Formação de Auditores Técnicos do Sistema Nacional de Certificação de Unidades Armazenadoras. Hoje já são mais de 15 Edições realizadas pelo Labgrãos.

2008

3° edição do SSBQA, em Camaquã.

2010

4° edição do SSBQA, em Pelotas.

2011

Ingresso do Prof. Dr. Maurício de Oliveira como docente e pesquisador no Labgrãos.

O Prof. Dr. Moacir Cardoso Elias, coordenador geral do Labgrãos, recebe a distinção “Homem do Arroz”, durante a 21ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, em Camaquã, RS, Brasil.

Confira

2012

Muda o logotipo do Labgrãos e é publicado o primeiro site.

O Simpósio de Qualidade de Arroz deixa de ser Sul-Brasileiro e passa a ser Brasileiro. A 5° Edição do agora denominado Simpósio Brasileiro de Qualidade de Arroz (SBQA) ocorreu na Faculdade de Agronomia “Eliseu Maciel” e contou com palestrantes do Brasil e do Exterior. Ao todo participaram 513 pessoas, com representantes do Brasil, do Uruguai, da Argentina, do Paraguai e dos Estados Unidos.

Confira

2013

Ingresso da Profª. Dra. Elessandra da Rosa Zavareze DCTA-FAEM-UFPel, se integrando à equipe de docentes do Labgrãos.

Parceria internacional com o Prof. PhD Loong-Tak Lim, da Universidade de Guelph, no Canadá. Na oportunidade, a então Doutoranda Vânia Zanella Pinto realizou doutorado sanduíche em Guelph. De lá para cá outras 3 alunas atuantes no Labgrãos já realizaram intercâmbio de doutorado na Universidade de Guelph, sob supervisão do Prof. Lim.

Confira

2014

Parceria formalizada com o pesquisador PhD Jose de J. Berrios da Unidade de Alimentos Processados da Central de Pesquisa Regional Oeste, do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, localizada em Albany, California. Assinaram o termo de cooperação o pesquisador Jose de J. Berrios (WRRC-USDA), os Professores Fabio Clasen Chaves (do DCTA-FAEM-UFPel) e Elessandra da Rosa Zavareze (Labgrãos-DCTA-FAEM-UFPel) e o então Doutorando Nathan Levien Vanier (Labgrãos).

Parceria formalizada com os Professores PhD Joseph Pesek e Maria Matyska do Departamento de Química Analítica da San Jose StateUniversity, localizada em san Jose, California, Estados Unidos. A formalização ocorreu pela aprovação de projeto de pesquisa intitulado “Melhorias do processo de parboilização pelo emprego de inibidores de escurecimento e de agentes de enriquecimento nutricional em arroz” no Edital Pesquisador Visitante Especial, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O projeto é coordenado pelo Prof. Dr. Moacir Cardoso Elias.

Formalização de parceria com o Laboratorio Tecnológico del Uruguay, pelos Professores Moacir Cardoso Elias, William Peres e Jander Luis Fernandes Monks.

Ingresso da Profa. Dra. Giniani Carla Dors no DCTA-FAEM-UFPel, compondo a equipe de docentes do Labgrãos.

Confira

2015

Ingresso do Prof. Dr. Nathan Levien Vanier no DCTA-FAEM-UFPel, se integrando à equipe de professores e pesquisadores do Labgrãos.

2016

É realizado, em Pelotas, na FAEM-UFPel, o 6º SBQA. Participaram 446 pessoas, que assistiram mais de 20 palestras ao longo dos 3 dias do evento. Dentre os palestrantes estavam pesquisadores do Uruguai, da Argentina e da Colômbia.

Confira

2017

Lançamento do novo logotipo do Labgrãos, do canal no youtube e do novo site, com plataforma multimídia e novos serviços oferecidos às cadeias produtivas de grãos.

É realizado o 5º Seminário de Pós-Colheita, Industrialização, Qualidade e Consumo de Arroz durante a EXPOARROZ, em Pelotas, com promoção do Labgrãos.

Parceria de pesquisa com os Professores Terry Siebenmorgen e Ya-Jane Wang (foto), do Departamento de Ciência dos Alimentos da University of Arkansas, durante o Industry Alliance Meeting do Rice Processing Program, coordenado pelo Professor Terry Siebenmorgen.

Confira