home simposio-brasileiro-de-qualidade-de-arroz

Simpósio Brasileiro de qualidade de arroz

História do Simpósio

O Simpósio Brasileiro de Qualidade de Arroz – que até a 4ª edição era intitulado Simpósio Sul-Brasileiro de Qualidade de Arroz – surgiu para suprir uma lacuna científica e tecnológica no país: abordar o arroz com o enfoque de alimento, de análises de sua qualidade como tal, predominantemente a partir da pós-colheita, com maior amplitude do que é feito no Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado. Essa concepção é fortemente assentada na industrialização e nas propriedades nutricionais e nutracêuticas do arroz.

O primeiro simpósio foi realizado em 2003. Na ocasião, era ideia na Associação Brasileira de Pós-Colheita (ABRAPOS) realizar eventos regionais no país com as culturas mais típicas de cada região. Para comemorar os 120 anos da Faculdade de Agronomia “Eliseu Maciel” da Universidade Federal de Pelotas, e considerando a tradição e a identificação da Faculdade e da Região com o arroz, o Labgrãos, com decisivo apoio da ABRAPOS, decidiu realizar o “Primeiro Simpósio Sul-Brasileiro de Qualidade de Arroz”, convidando para se somar à organização as entidades que tradicionalmente realizam o Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado, membros da SOSBAI (Sociedade Sul Brasileira de Arroz Irrigado). Assim, IRGA, EMBRAPA (Centros de Pesquisa de Pelotas e de Passo Fundo), EPAGRI-SC, UFPEL, UFRGS, UFSM, FURG e UFSC participam ativamente no Simpósio desde sua criação. A EMBRAPA de Londrina-PR passou a participar na quarta edição, enquanto a UNIPAMPA e a EMBRAPA de Goiânia se somaram na quinta.

Além das instituições oficiais de pesquisa e das universidades federais sediadas no Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, a CESA, a EMATER-RS e a CONAB (Superintendência do Rio Grande do Sul) têm sido importantes instituições públicas de apoio. Da iniciativa privada, já desde o primeiro simpósio há o apoio formal da FEDERARROZ (Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul), da FEARROZ (Federação das Cooperativas de Arroz do Rio Grande do Sul), do SINDAPEL (Sindicato das Indústrias de Arroz de Pelotas), do SINDARROZ-RS (Sindicato das Indústrias de Arroz do Rio Grande do Sul), do SINDARROZ-SC (Sindicato das Indústrias de Arroz de Santa Catarina) e da ABIAP (Associação Brasileira das Indústrias de Arroz Parboilizado). A ABIARROZ (Associação Brasileira das Indústrias de Arroz) foi incorporada na terceira edição.

A imprensa de abrangência regional e nacional, como jornais (Diário da Manhã, Diário Popular e Zero Hora), a RBS-TV (Rede Brasil Sul de Comunicações, filiada à Rede Globo) e emissoras de rádio têm se incorporado como importantes órgãos de apoio na divulgação. Empresas do setor têm participado no grupo de expositores.

A segunda edição foi realizada em 2005, a terceira em 2008, a quarta em 2010, a quinta em 2012 e a sexta em 2016. A partir da 5ª edição, em 2012, ficou decidido que o simpósio seria realizado a cada 4 anos. Em consequência, de acordo com a SOSBAI, o Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado é realizado em anos ímpares e, a partir da terceira Edição, em 2008, o Simpósio Brasileiro de Qualidade de Arroz ocorre em anos pares.

Nas edições anteriores há os seguintes registros: entre 44 e 93 trabalhos completos apresentados e publicados nos Anais (de instituições do RS, SC, PR, MT, GO, MG, SP e Argentina); entre 460 e 580 participantes inscritos e entre 38 e 42 instituições, entidades e empresas entre promotores, expositores e órgãos de apoio.

O evento é tradicionalmente composto de cinco Sessões: A) Palestras e painéis; B) Sessão de reuniões técnicas de entidades, grupos de trabalho e comissões nacionais temáticas; C) Pôsteres de trabalhos científicos; D) Exposição de produtos e processos; E) Sessão solene de homenagens a Instituições e Personalidades vinculadas à pós-colheita e à qualidade de arroz no agronegócio, de grandes serviços prestados às cadeias produtivas de grãos, especialmente do arroz.

Nas cinco primeiras edições foram editados livros do Simpósio, contendo capítulos escritos por pesquisadores e profissionais convidados juntamente com os anais do evento. Na sexta edição os anais foram apresentados na forma online.

A 7º Edição

Inicialmente prevista para 26 a 28 de agosto de 2020, a 7ª edição poderá ter data postergada em função da recente pandemia do covid-19. O 7º Simpósio Brasileiro de Qualidade de Arroz (7º SBQA), com o tema Qualidade do Campo à Mesa, terá realização conjunta da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e do Labgrãos.

A 7ª edição do simpósio terá algumas novidades. Dentre elas a vitrine de produtos e processos e a apresentação oral de trabalhos selecionados. Na vitrine, cada empresa patrocinadora terá até 10 minutos para apresentar seus produtos e/ou processos no auditório, para o grande público, sendo permitido o uso de slides. Para a apresentação de trabalhos na forma oral serão selecionados 6 trabalhos, tendo como base a inovação e o mérito técnico-científico julgados pelo comitê de avaliação dos trabalhos.

Informações de público, trabalhos e expositores das últimas duas edições:
**Em 2012: 516 participantes, 93 trabalhos apresentados em pôsteres e 14 empresas expositoras.
**Em 2016: 503 participantes, 67 trabalhos apresentados em pôsteres e 15 empresas expositoras.

Área de expositores para a 7ª edição e opções de patrocínio

SBQA

Opção 1 – Patrocínio Ouro

Opção 2 – Patrocínio Prata

Opção 3 – Patrocínio Bronze

Opção 4 – Cota de Apoio

Mais informações:

atendimento@labgraos.com.br | nathanvanier@hotmail.com
Informações de público, trabalhos e expositores das últimas duas edições:
**Em 2012: 516 participantes, 93 trabalhos apresentados em pôsteres e 14 empresas expositoras.
**Em 2016: 503 participantes, 67 trabalhos apresentados em pôsteres e 15 empresas expositoras.

Programação simplificada do 7º SBQA

7º Simpósio Brasileiro de Qualidade de Arroz
Auditório da Faculdade de Agronomia “Eliseu Maciel”
Universidade Federal de Pelotas
Quarta-feira, Dia 1
8:30h Credenciamento
10:00h Abertura
10:30h Painel 1: Mercado, exportação e cadeia produtiva de Arroz
14:00h Painel 2: Melhoramento de arroz no Brasil
15:30h Intervalo para café e visitação aos estandes
16:00h Painel 3: Metais pesados e micotoxinas em arroz
Quinta-feira, Dia 2
8:30h Painel 4: Melhoramento de Arroz no Mercosul
10:30h Intervalo para café, sessão de pôster e visitação aos estandes
11:30h Palestra: Manejo tecnológico na secagem e no armazenamento de arroz para redução de perdas
14:00h Painel 5: Desafios e Perspectivas para a Qualidade de Arroz
15:30h Intervalo para café, sessão de pôster e visitação aos estandes
16:15h Apresentação dos trabalhos selecionados
Serão selecionados 6 trabalhos para apresentação oral. O tempo de apresentação para cada trabalho é de 15 minutos.
20:00h Jantar por adesão – local à definir
Sexta- feira, Dia 33
8:30h Painel 6: Avanços em Ciência e Tecnologia para Diversificação
10:15h Intervalo para café e visitação aos estandes
10:30h “Vitrine de Produtos e Processos” – Espaço para apresentação das empresas
Cada empresa terá até 10 minutos para apresentar seus produtos e/ou processos. É permitido o uso de slides.
Encerramento
14:00h Reunião da Rede Latino-Americana de Qualidade de Arroz

Anais do 6º Simpósio Brasileiro de Qualidade de Arroz

Clique AQUI para download.

SBQA
SBQA
SBQA
SBQA
SBQA
SBQA