home multimidia noticias

27/10/2017

Secagem, armazenamento e conservação de grãos será tema de cursos no Mato Grosso

Secagem, armazenamento e conservação de grãos será tema de cursos no Mato Grosso

Profissionais e estudantes terão a oportunidade de participar de curso sobre secagem, armazenamento e conservação de grãos nos dias 04 e 05 de dezembro em Primavera do Leste e nos dias 07 e 08 de dezembro em Sorriso. Os cursos serão ministrados pelo professor Dr. Moacir Cardoso Elias e pelos doutores pelos Doutores Ricardo Scherer Pohndorf (Pós-Doutorando no Labgrãos) e Galileu Rupollo (Consultor em Armazenagem de Grãos no Mato Grosso).

De acordo com o Prof. Moacir Elias, coordenador do Labgrãos, as perdas qualitativas e quantitativas provocadas pelas práticas inadequadas nas operações de secagem, armazenamento e conservação de grãos são estimadas em cerca de 10% da produção anual das principais culturas de grãos no país. “Neste ano iniciamos o projeto armazenagem com precisão, reunindo instituições públicas e privadas do país que buscam minimizar ao máximo as perdas no armazenamento de grãos, e a ideia no curso de Sorriso é abordar conceitos, operações e práticas que auxiliem produtores, indústrias, estudantes e profissionais envolvidos não apenas na pós-colheita, mas nas cadeias produtivas”, afirma o professor Elias.

A Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, que completa 135 anos em 2017, onde está inserido o Labgrãos, tem reconhecido trabalho de pesquisa, ensino e extensão em tecnologia de produção, secagem e armazenamento de grãos e sementes. Os assuntos abordados no curso incluem:

  • Alterações metabólicas em grãos armazenados
  • Propriedades dos grãos
  • Amostragem e análises compulsórias
  • Operações pré-armazenamento
  • Psicrometria aplicada à aeração na conservação de grãos
  • Manejo tecnológico da conservação de grãos incluindo resfriamento artificial e atmosfera modificada
  • Controle de pragas
  • Segurança do trabalho em unidades armazenadoras
  • Legislação brasileira de armazenagem

Para o Dr. Ricardo, o deslocamento de Pelotas até Primavera do Leste e Sorriso é chave para difundir as informações e atingir resultados imediatos na redução de perdas na armazenagem de grãos, em ações de abrangência nacional, e complementa: “As regiões de Primavera do Leste e Sorriso estão entre as mais pujantes na produção de grãos do país, e o que a equipe do Labgrãos pretende é levar informações de pesquisa e de manejo que propiciem resultados significativos na redução de perdas quantitativas e qualitativas dos grãos, favorecendo o desenvolvimento do setor agroindustrial do país”.

As perdas quantitativas estão associadas à redução de massa. “É muito comum armazenistas não entenderem as causas para perdas de 5, 10, 20 mil sacos de soja, em alguns casos, ao longo do armazenamento, nem como solucionar estes problemas. São informações como essas que levaremos aos profissionais em Primavera do Leste e Sorriso, em dezembro”, salienta o professor Dr. Moacir Elias.

Mais detalhes sobre os cursos:

Datas:

04 e 05/12/2017 – Primavera do Leste – MT, Hotel Tezla - Rua Olivério Porta, 910 - Centro Leste.

07 e 08/12/2017 – Sorriso – MT, Hotel Darroá - Perimetral Sudeste, 9675 - Jardim América.

Investimento: As vagas são limitadas e o valor da inscrição será de R$ 800,00. Neste valor, está incluído o material didático, a emissão dos certificados e o coffebreak. Após confirmada a inscrição, o pagamento da inscrição deve ser feito por depósito bancário para a Fundação Delfim Mendes Silveira (FDMS), CNPJ 03.703.102/0001-64, Banco do Brasil, agência 4468-7, conta corrente 8423-9.

Inscrições: As inscrições devem ser realizadas através do email contatocursos@labgraos.com.br