home multimidia noticias

29/06/2018

Óleo essencial de gengibre encapsulado em fibras ultrafinas produzidas com proteínas de milho e soja controla Listeria monocytogenes em queijo Minas frescal

Óleo essencial de gengibre encapsulado em fibras ultrafinas produzidas com proteínas de milho e soja controla Listeria monocytogenes em queijo Minas frescal

Trabalho realizado por pesquisadores do Labgrãos e do Laboratório de Microbiologia de Alimentos do DCTA/UFPel, publicado no periódico International Journal of Biological Macromolecules no dia 18/06/2018, apresenta uma alternativa para o controle de Listeria monocytogenes em queijo Minas frescal através do uso de óleo essencial de gengibre encapsulado em fibras ultrafinas de proteínas de milho e soja.

O trabalho faz parte da Dissertação de Mestrado de Francine Tavares da Silva e contou com colaboração dos pesquisadores Kamila Furtado da Cunha, Laura Martins Fonseca, Mariana Dias Antunes, Shanise Lisie Mello El Halal, Ângela Maria Fiorentini, Elessandra da Rosa Zavareze e Alvaro Renato Guerra Dias.

Os óleos essenciais são compostos extraídos de plantas aromáticas e alguns são considerados como inibidores eficazes de patógenos de origem alimentar e amplamente utilizados na conservação de alimentos. A encapsulação de óleos essenciais em fibras com escala nanométrica tem como objetivo melhorar algumas características como insolubilidade em água, instabilidade e sabor característico. As proteínas do milho (zeína) e isolado proteico de soja possibilitam a formação de fibras ultrafinas produzidas pela técnica de electrospinning para encapsulação de óleos essenciais.

Além do controle de de Listeria monocytogenes em queijo Minas frescal, o óleo essencial de gengibre também apresentou atividade antimicrobiana contra as bactérias Staphylococcus aureus, Escherichia coli 0157: H7, Salmonella Typhimurium e Pseudomonas aeruginosa.

Os resultados indicam que o óleo essencial de gengibre encapsulado é promissor para aplicações industriais como conservantes naturais em embalagens ativas para alimentos.

O trabalho publicado “Action of ginger essential oil (Zingiber officinale) encapsulated in proteins ultrafine fibers on the antimicrobial control in situ” pode ser visualizado no link: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/...