home multimidia noticias

21/03/2018

Labgrãos presente na III Conferência Internacional de Sistemas Orgânicos de Produção de Arroz

Labgrãos presente na III Conferência Internacional de Sistemas Orgânicos de Produção de Arroz

O arroz branco polido ainda é o mais consumido. No entanto, existem diversas outras opções para o melhor aproveitamento dos nutrientes do arroz. A redução da intensidade de polimento, a parboilização e o uso de variedades com grãos aromáticos e pigmentados são algumas alternativas. Foi neste tema que a professora Márcia Arocha Gularte proferiu sua palestra intitulada “Consumo de arroz x saúde” na Conferência Internacional de Sistemas Orgânicos de Produção de Arroz, em que participaram produtores, empresários, estudantes e profissionais da área de diversos países. A conferência ocorreu de 13 a 16 de março, em Porto Alegre.

A professora abordou as perdas de nutrientes que ocorrem desde a industrialização até o preparo do arroz e as tendências e preocupações dos consumidores para o melhor aproveitamento do grão. Ainda explicou sobre os mecanismos de biodisponibilidade das proteínas, carboidratos, fibras, vitaminas, minerais, compostos bioativos e fitonutrientes, comparando o arroz polido, o integral, o parboilizado, os aromáticos e os pigmentados (vermelho e preto).

“A procura por novos produtos, a ascensão social, a obtenção de um produto end-to-end para atender aos processos sensoperceptivos (como benefícios de consumo, vida saudável, mais renda/menos tempo, garantia de origem, selos de qualidade e selos ambientais) são as perspectivas para o setor orizícola”, afirma a professora Márcia.