home multimidia noticias

14/08/2017

Labgrãos desenvolve projeto em parceria com o USDA

Labgrãos desenvolve projeto em parceria com o USDA

A Dra. Jessica F. Hoffmann (foto), pós-doutoranda do Labgrãos, está realizando atividades de pesquisa na Healthy Processed Foods Research Unit do United States Department of Agriculture (USDA), localizado em Albany, Califórnia. Durante o período, de aproximadamente 60 dias, serão realizadas análises de projeto coordenado pelos Professores Moacir Cardoso Elias e Nathan Levien Vanier, do Labgrãos, e pelo Dr. Gary Takeoka (foto), do USDA.

A parceria do Labgrãos com o USDA iniciou em 2013 e já dura, portanto, 4 anos. De lá para cá, outros 3 alunos do Labgrãos já realizaram atividades de intercâmbio na Unidade. Jessica explica que está avaliando o perfil de compostos voláteis em diferentes genótipos de arroz aromático utilizando a técnica de GC-MS, sob supervisão do Dr. Gary Takeoka, e que pretende quantificar um dos principais compostos responsáveis pelo aroma em arroz aromático - o 2-acetil-1-pirrolina -, pela técnica de GC-FID.

Os Professores Moacir e Nathan explicam que a Unidade de Albany, do USDA, é reconhecida mundialmente pelo trabalhos com compostos voláteis em alimentos, principalmente em arroz. Um pesquisador da Unidade, Dr. Ron Buttery, foi quem identificou o composto 2-acetil-1-pirrolina em arroz pela primeira vez, na década de 1980, comenta o Professor Moacir. "Esse período de estágio pós-doutoral da Dra. Jessica, sobretudo, fortalece a cooperação entre o Labgrãos e o USDA", afirma o Professor Nathan.